Pages

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Projetos de alunos de Ubiratã são destaques na revista Vida Cooperativa

Revista Vida Cooperativa destacou os dois projetos desenvolvidos junto a estudantes de Ubiratã

Os projetos “Gente pequena também faz a diferença” e “Vem cooperar, vem! Quem poupa tem”, respectivamente elaborados por alunos das escolas municipais Gentil Toledo de Morais Junior e Cleide Maria Zamprônio ganharam destaque na revista Vida Cooperativa, feita pelo Sicredi/PR e Sistema Ocepar, com distribuição em todo o Paraná.
Essa revista apresenta um programa chamado Cooperjovem, realizado com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) que busca disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo, por meio de atividades educacionais.
Para a implantação do programa junto aos estudantes ubiratanenses houve a parceria da Administração Municipal Caminhando para o Futuro, através da Secretaria Municipal de Educação/Cultura com o Sicoob Metropolitano. O coordenador do Programa Cooperjovem na Cooperativa e gerente do Sicoob local, Amarildo Antônio Agnolin, disse que em Ubiratã a expectativa inicial era utilizar o grande potencial do cooperativismo no desenvolvimento dos alunos participantes. As duas escolas funcionam em período integral.
Para os dois projetos foram utilizados a mesma metodologia de material didático, ou seja, com aulas expositivas e interativas sobre o tema cooperativismo. Além disso, houve apresentação de vídeos e filmes para que as crianças sejam capazes de identificar valores relacionados ao cooperativismo.
O resultado esperado também é o mesmo, o de fazer com que os alunos se motivem a desenvolver o espírito de cooperação, além de exercitar noções de educação financeira, entendendo como funciona o sistema financeiro.
PROJETO DA ESCOLA GENTIL
O projeto “Gente pequena também faz a diferença” foi trabalhado junto a alunos dos 4º anos A e B, com apoio da diretora Andréia Brunieri da Silva, da coordenadora pedagógica Noely Pazim da Silva e do educador Iuri Bartz.
A coordenadora do Programa Cooperjovem na Escola, Nair Campos da Silva, disse que o objetivo desse projeto foi conscientizar os alunos sobre o respeito pelo meio ambiente e promover uma educação na qual a escola esteja inserida no projeto de reciclagem, implantando e mantendo atitudes de cuidar do meio ambiente. “Surgiu da necessidade de promover a educação ambiental na escola, envolvendo alunos, funcionários e familiares, estimulando mudanças de hábitos e de valores”, frisa Nair.
PROJETO DA ESCOLA CLEIDE ZAMPRÔNIO
Também trabalhado junto a estudantes dos 4º anos A e B, o projeto “Vem cooperar, vem! Quem poupa tem” teve apoio da diretora Jane Cristina de Lima Pessoa, da coordenadora pedagógica Sueli Antonelli e da educadora Regiane Cristina de Figueiredo.
A coordenadora do Programa Cooperjovem na Escola, Nair Campos da Silva, fala que o objetivo do projeto foi difundir a filosofia cooperativista e possibilitar reflexões sobre o consumo e o que ele pode trazer de benefícios e malefícios para o coletivo. Ela explica que o trabalho se justifica pelo intuito de despertar o sentimento de cooperativismo e chamar atenção da criança para situações do dia a dia, em que se identificam ações de cooperação.
RESULTADOS PRÁTICOS
Oniceia dos Santos, mãe de um estudante da Escola Municipal Cleide Maria Zamprônio, diz que em casa seu filho comentou sobre o projeto. “A partir daí percebemos que o trabalho em conjunto faz a diferença e melhora a qualidade de vida de todos”, disse Oniceia.
Já Rosely Piveta de Souza, mãe de uma aluna da Escola Municipal Gentil Toledo de Morais Junior, afirma que desde que sua filha começou a participar do projeto, demonstrou mais interesse em realizar pequenas tarefas em casa sem reclamar. “Ela aprendeu que todos temos que cooperar e contribuir. As atividades realizadas na escola a fizeram entender o quanto é necessário trabalharmos juntos para alcançar o objetivo comum a todos”, pontuou Rosely.
Para a secretária de Educação/Cultura, Maria Inês Bento, é perceptível que após a implantação do Programa Cooperjovem, as crianças passaram a cooperar na escola e na comunidade. “Tenho certeza de que estas crianças irão fazer uma grande diferença no futuro do nosso município”, pontuou Inês Bento.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social

0 comentários:

Postar um comentário